Pular para o conteúdo principal

#TBT ENTREVISTA - ANO DE 2009 NA RÁDIO UNIVERSITÁRIA UFG - GO

 

DIA 09-02-2009


LOCAL : Rádio Universitária

 

POETA GERALDO PEREIRA

entrevista Marcos Marrom

 

 

GERALDO - Meus convidados de hoje é ...  Nós temos uma convidada que a partir de agora, vai ser  permanente,  e antes de cumprimentar o meu amigo poeta Marcos Marrom, não...aliás  já vamos cumprimenta-lo,  Marcos Marrom, BOA NOITE.

 

MARROM – Boa noite Geraldo, um grande prazer estar de volta em Goiânia depois de um ano.

 

GERALDO - Pois é, um ano em Buenos Aires (Argentina) depois vamos falar sobre isto, agora a outra convidada que para nós é uma honra de te lá aqui, conosco. Agora nós temos uma apresentação mirim no nosso programa poesia no ar, Talia Barbosa, boa noite Tália...

 

TALIA- Boa noite Geraldo, boa noite todos ouvintes da rádio universitária, é um prazer estar  aqui de novo.

 

GERALDO - Você estará toda segunda agora inclusive fazendo a abertura do programa, e você tem uma mensagem deste livro “Minutos de Sabedoria” esse minutos de sabedoria que é um livro do Rio Pastorinhos ele tem muitas mensagens bonitas e você escolheu uma e como é que a gente fala, com um fundo musical do meu amigo Jorcelano Luiz, Talia Barbosa lendo aqui uma mensagem para você,  meus amigos minha amigas ligue 35210607 Talia é com você

 

TALIA -                                     Quando você encontrar treva diante de si

não blasfeme contra elas

ao contrário procura acender uma luz

quando alguém errar

não condene e nem ataque

ascende uma pequenina luz diante dele com seu exemplo

nada melhor existe para ajudar aos outros do que

mantermos nossa luz acesa

servido nosso exemplo de farol

para guiar próximos caminhos da subida

 

 

 

GERALDO  – . ..Muito bonita a mensagem, e bem lida, pela  nossa convidada permanente, agora Talita Barbosa ela vai ler mais poemas daqui a pouco, mais primeiro quero lembrar, quero até aproveitar, Talia faz favor  você que vai ser a nossa secretaria,  para as  as coisas do Tio Geraldo  vai lá e pega com a  tia Cecilia aqueles livros  que tem alguns que preciso dos nomes deles aqui, e se você poder trazer os quatro livros, e aproveita pede a tia Cecilia para os quatros livros que vamos sortear, também pede a tia Cecilia um  já estar aqui, você nem precisa trazer este aqui é desenho de sol Edmar Guimarães e aí pedi para escolher uns  cds lá..de autores Goianos para gente tocar algumas músicas também, porque hoje  os nossos convidados que se.. Faria os programa conosco  era o nosso amigo poeta  professor Marlos Pedrosa que viria com o grupo palhaseteria a teatral lá do  antigo Veiga Valle mas em virtude do falecimento  da mãe dele, agora recente ele não estar em condição de participar, e daqui a pouco vou ler um poema que ele fez que se chama “Doçura mamãe” e ..mais antes quero prosear um pouquinho,  poetar um pouquinho com meu amigo poeta, ator, professor de teatro Marcos Marrom, Marcos Marrom, é..a gente já cumprimentou mais falando,  sobre essa viajem ai na Argentina nos palcos da vida né, você que já  vem um  certo tempo apresentando espetáculo em Goiânia e agora estar tendo a oportunidade de apresentar na Argentina em especial lá em Buenos Aires né?

 

MARROM- Sim Geraldo o objetivo foi para estudar e trabalhar com teatro de animação,  .. investigar sobre essa ... arte que em Buenos Aires é uma cultura  muito forte, e para trazer para nossa cidade aqui para Goiânia, que tá crescendo no aspecto cultural em teatro, e a experiência de 2008 foi muito interessante, porque junto com um Chileno e uma Argentina nos montamos um trabalho  que se chama “Cuerda Bamba” que é... com o Teatro do Maleiro, Teatro do Maleiro foi uma Cia. Que criamos e eu aposto nesta proposta.  Tinha muita dúvidas pra colocar o nome. Quando cheguei lá na argentina eles propuseram,  vamos colocar com CIA, sim! para a gente trabalhar melhor e para mandar para festivais e eu falei “não” no primeiro momento eu não gosto destas coisas de Cia.  Não! Fiquei chocado no pela proposta.

 

GERALDO - Vamos fazer CIA com o publico né...

MARROM -  Montar Cia?

Ah! Até que   eu falei .vamos sim e aí é´...

eles estava um pouco inculcado porque Maleiro é uma palavra portuguesa e eles …

 

GERALDO – e eles são de origem espanhola

MARROM - sim...  se colocasse em espanhol seria Maleteiro né,

o  projeto que é o Teatro do Maleiro é uma ideia que surgiu de uma necessidade de trabalhar em um lugar que não tínhamos acesso.

 

GERALDO  – De sobrevivência até...

MARROM  – Isto... estava viajando e pensava na minha família, nos amigos da Oficina Cultural Geppetto...

 

GERALDO - Um abraço para o Marcão Lotufo

MARROM – um abraço

 

GERALDO - Seu charar Marcão rsrs

 

MARROM  – O Ricardo Costa um amigo design que casou agora com a Karina Tineu, que fez o primeiro cartaz da Cia. eu estava na Argentina, mandei um e-mail “ e aí Ricardo … Tem como fazer e ele com a maior disposição topou na hora. Eu sem dinheiro e ele “vou fazer para você” e tal, vamos montar este projeto, foi uma ideia rápida. Sempre fico pensando quando surgir uma oportunidade de dinheiro, não pensarei duas vezes para passar estas pessoas que estiveram  junto conosco.  Para gente crescer

 

GERALDO - vá  capinando esta lavoura da alma...

 

MARROM -  Então! o Teatro do Maleiro persistindo  agora no dia 14 de março vou estar na oficina Cultural Geppetto, apresentando um trabalho que se chama “O boneco de cor” que que são enquetes de vários flexs , de várias cenas, não tem como de trazer o Cuerda Bamba né para Goiânia. O trabalho é com o Chileno e com a Argentina e fica caro trazer os atores por agora.  Este trabalho, projeto e que possamos continuar pelo muito tempo. Que não seja um trabalho que passe um ano dois anos, mas que possa seguir juntos com estas pessoas né, que estão acompanhado e que a gente possa tá crescendo com isto tudo

 

GERALDO - De certa forma Marrom dar para perceber quando você fala Maleiro dar para perceber que é como se fosse você com uma mala de sonho nas costas é expondo abrindo esta mala da alma e retirando estes sonhos e distribuindo nas ruas né, principalmente hoje nas ruas de Buenos Aires e amanhã nas rua de Goiânia e de Goiás e do Brasil, e que as pessoas realmente possam se alimentar dos sonhos também 

 

MARROM - Claro … Sim... Porque o Teatro do Maleiro foi uma pequena ideia no inicio e hoje já tá se tornando uma grande ideia. O Maleiro não sabe  o que carrega,  na mala. Só pega a mala e joga dentro do ônibus, e as pessoas que assistirem,  quando for  contar para uma outra pessoa,  não vai saber  do que aquela pessoa transmitiu de   sensações  naquele momento,  Naquela hora, e daquele dia por diante o publico se tornará um sócio  Maleiro porque estes que assistiram, ele vão contar sobre da Cia. Sobre o projeto, e onde  queremos chegar, e dali para frente, tenhamos mais público.

 

GERALDO - E poder inclusive contar de  forma diferente

MARROM - É...


GERALDO - E você também escreve … Estou observando que você me trouxe, um poema, que até  agora não tinha  noticias,  da sua participação  nesta Antologia.  E essa é a quarta antologia poética  uma edição histórica da Academia Virtual Brasileira de letras, interessante esta ideia né... que você tem a academia de letras para os imortais e tem a academia virtual para os mortais  e você foi um mortal  ..

 

MARROM -  (risos) Um virtual...

 

 

GERALDO - Virtual taí.. deixando o seu recado né

 

MARROM – Sim … Escrevo na página  recanto das letras que é um sit de escritores, que estou sempre escrevendo na internet… Recebi o convite pelo meu e-MAIL para participar.  Mandei alguns poemas e fui selecionado para participar em duas  paginas.

 

GERALDO – Seis poemas né 

 

Marrom – Sim, vários escritores de vários lugares...

 

GERALDO – Que bom, você participar e ter  de vários lugares do Brasil e do Mundo.

 

MARROM- É uma grande experiência, quando escrevemos, temo a preocupação de cada vez está melhor,  quando é publicado é a hora de outra pessoa ler, e é a hora de  refletir do que você escreveu e isso tem um grande valor.  (Quando você escreve estar no êxtase né)

 

GERALDO – Quer mesmo é extravasar...

 

MARROM  – Cada vez que escrevo, melhoro mais, outra pessoa lendo, é uma grande satisfação.

 

GERALDO – Estou observando que você não pode demorar muito tempo em Buenos Aires, não! Porque este arrastadinho,  este sotaque Argentino já  estar começando colar, não estar conseguindo largar muito, perdeu um pouco este arroz com pequi e de repente estar everedando lá por lado do castellano e vai embora...

 

MARROM – (Risos) Verdade.

 

GERALDO – Deixa eu aproveitar o meu amigo Jorcelan, parece que o nosso beje não esta beijando né meu amigo, Jorcerlan nosso beje não estar beijando não tem outro beje não tem outro CD com fundo musical, se não né tem, agente vai sem fundo mesmo, aqui é o bolso que estar furado (risos)  mais aqui a alma estar costurada,  inclusive com a mala do meu amigo poeta Marcos Marrom, vamos mostrar um poema dele da Antologia.

 

MARROM- Da antologia?

 

GERALDO – Vamos mostrando, vai no seco mesmo.

MARROM - ah, ah...(RISOS)

 

GERALDO – E qual poema que vamos mostrar?

 

MARROM - Deixa ver ...

 

GERALDO - Vamos mostrar todos

 

MARROM - É ...

 

GERALDO - Vamos começar

 

MARROM - Tenho outros poemas que não estar na antologia, que queria mostrar, vou mostrar um da antologia que é “viajante”

 

GERALDO- O Maleiro viajante

 

MARROM – (risos)

 

GERALDO –(risos)

 

MARROM - Já estava viajando quando escrevi este poema.

 

Cada beijo

vai ficar marcado

não esquecerei do primeiro beijo

e daquela vida

peguei o ônibus

fui para estrada

fumaça no caminho

atrasei no horário

 

na fronteira revistado

encontrou nada

só caminhava...

olhei para trás

voltar já não era realidade

quando a última

mensagem foi enviada

os olhos fecharam

como um pássaro que morre

e o frio da alma desceu no chuveiro em água fria

outro vento passa no meu ombro

expirando saudades

horas do dia vão se completando

a unidade da cama enxuga o corpo

encontrando comigo mesmo

outra vez vou codificando ajeitando

apagando a luz

e cobrindo o meu corpo

no ar de fechar os olhos

e ver o som da viajem

que transmite

silêncio do mundo …

 

GERALDO- Rapaz esse poema, foi viajando para Buenos Aires?

 

MARROM - Sim ..

 

GERALDO – A gente vai mandar um abração pra  o Saturninho lá do Bela Vista, da Beti, da Dona Beti amigona e  por Gilson, para Tamara, para Thais, um grande abraço para vocês, quem é  Taigo?

 

TALITA – Taigo!?

 

GERALDO  Taigo é...

como chama seu irmão?

 

TALITA – Sim difente né. Se chama  Taigo

GERALDO – Taigo, Juliana abraço para todos, do nosso poeta Adriano Nascimento e de sua amada Luzia Nascimento.

O  nosso poeta Edmar Guimarães que já publicou mais de 30 livros, fez uma seleção em sua biblioteca e trouxe para cá para o nosso projeto “ICEGEP club Leia Mais”, então se você gosta de ler, ligue para (62) 35210607  fale com minha amada Cecilia e fala que eu quero fazer parte do “Club Leia Mais”  porque na hora do sorteio, aqui terá a prioridade, com livros né, aí a gente vai agradecendo com livros.

 

Bem acabei de passar aqui no Jardim América, casa do meu amigo Brasigóis Felicio que doou uma sacada de livro, também  para este projeto o clube “ICEGEP Leia Mais” e também o projeto eu gosto de ler do IGEGEP distribui agora no último sábado no “Charau” mais de uma dezena de livros para os participantes,  estamos priorizando os autores Goianos, para fazer este sorteio.

 

Quero aqui mandar um abraço carinhoso para nossa menina escritora Maria Ferreira, eu tive o privilégio de falar com ela essa tarde, e ela que estar lançando o seu livro e a gente vai trazer aqui brevemente, ela que vai participara do nosso projeto ICEGEP, um abraço.

 

Um abraço ao Alvino segurança que logo vai ser papai, logo estar enveredando para o lado de Tocantins, receber o primogênito ou a primeira filha, não estou lembrando se é filho ou filha o importante que é um fruto com a sua amada, um abraço para o professor Tito Coelho, pesquisador de Folias de Reis.

Sempre sintonizado, um abraço para ele,  para Tereza Santos Camargo, desejando que recupere rápido da cirurgia, que submeteu agora recente, o Marcilio da Vila Galvão, Eliana Borges também da Villa Galvão , Isabela minha amiguinha “Isabela você não foi pegar o seu livro no Charau” qualquer hora vai na ICEGEP,  um dia você vai para nós conhecer de preferência a tarde porquê de manhã estou no museu, então se você for a tarde é mais fácil  para a gente ver Isabela ouvinte, está no nosso coração que estar em Califórnia mandando um abraço para o seu pai Roberto Paulo Roberto Sueleni para família inteira, abraço para o meu irmão prosador Elidio...

 

Agora meu amigo Jorcelan já foi ali e já garipou um “beje” e antes de ler um poema de meu amigo Marlos Pedrosa a gente vai voltar esse bati poesia com o poeta e professor Marcos Marrom eu vou dizer quem ligar agora para (62) 35210607  faça como essas pessoas que acabei de  mencionar vocês que ligarem  aí agente manda um abraço.

 

Talia estar mandando um abraço para o seu paisão, alias para os dois pais, para o seu Gilson e para o Valmir, e para suas mães Beti, e Juliana né,  e para os seus imãos Thamara e Taigo e para Alen Vitoria então são três irmãos, para tia Adila,  para família inteira, depois ela vai dizer quem estar faltando (62) 35210607   concorrem aos seguintes livros, do poeta Doutor Franco Vencio um livro “faz de conta  que somos  felizes agora o bom  mesmos é quando  somos feliz sem fazer de conta

 

No club Leia Mais, também o nosso amigo Waldivino Brás com o livro de poemas “Pirobolos” agente vai soltear para vocês  no final do programa e um livro de contos, nossa poetiza e prosadora Maria Helena Shein “Uma queda e outros galopes  que é um livro que vou sortear hoje, trouxe quatro porque doaram um montão de livro, para  para sortear paranque gosta de ler, quem ler mais, amplia a janela do mundo.

 

Edmar Guimarães esteve aqui conosco quinze dias atrás, doou  o livro “Desenhos de sol” você ligando, vai enriquecer sua alma, e eu quero dizer hoje que este programa é homenageado os aniversariantes da semana os amigos, Marizeth Fagundes ontem tivemos na feira cultural na feira do cerrado e ela estava em sua banca expondo sua alma e ela que ficou experiente, mais no dia cinco dedicamos a esse programa Zeth Facundes, ela que é poetiza cantora do modo geral, estão estamos aqui para dedicar... Ela escreveu o poema  Casa sentimentos”

 

Quem casa quer um canto

um canto para morar

um canto para cantar

um canto para compartilhar

conflitos, soluções, tristeza, paz

quem no casa quer um canto

um canto para se gostar

um canto para se conhecer

para se amadurecer

 

amadurecer relações

amadurecer ideias

 

quem casa quem não casa

quer sempre um canto

 

um cantinho para reviver

repousar amar

nossa casa é o nosso coração

 ...

GERALDO - Amada Cecilia, vamos embora e uma grande noite a todos da rádio.

CECILIA  - boa noite amorzão, boa noite ouvintes da Radio universitária


 (AUDIO NA INTEGRA NO CANAL DO YOUTUBE) -


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da arte

  Hoje venho mostrar a importância da arte que foi para minha vida. Comecei fazer desenho e pintura para depois trabalhar com teatro de formas animadas. O que percebi. Que a arte independente de raça e etnia é muito bom para a vida, liberta. É uma forma de fazer política, com a imaginação.  A arte me proporcionou ver o mundo de outra forma, encontrar com pessoas e viajar pelo mundo. Hoje devo muito a arte. Fez eu ser mais politizado. A arte me fez ver a verdade e lutar por ela.  A arte fez eu encontrar pessoas que só via na TV e quando encontrei, percebi que são pessoas como eu e você.  Viva a arte e as pessoas que gostam de viver com mais leveza e com amor...  #arte #liberdade #aparecidadegoiania #cadernodomarcosmarrom #goias

QUERO PLANTAR E COMER

  Sempre na internet surge uma nova  onda de publicação, e essa achei muito legal, o tema são as curiosidades. Resolvi  fazer a minha diferente. Porque este texto aqui, também vai para o meu blog. cadernodomarcosmarrom.blogspot.com vai lá e conferi. (se já está aqui, divulgue para nós)  Enfim, quero falar uma curiosidade  da minha vida. Sou um menino urbano e  não nasci na roça , mais minha família veio da roça, e isso me faz uma pessoa de sorte.  Por isso que posso falar, "minha família é roceira". Com essa herança  cultural, vi meu Avô plantando, me presenteando com cana e mandioca. Ele morava em Tocantins, depois precisou vim para Goiás onde reconstruiu a sua vida.  Chegou em Aparecida de Goiânia e foi morar no Bairro Garavelo. Ele não tinha terra para plantar. Mais o lote vizinho tinha muito mato, e o dono sem muito cuidado e sem condição de construir uma casa , deixou o meu avô plantar.   Ele Junto com a enxada, era um show a parte.  Fazia do lote sujo, um lugar prosper

Você que briga por politica

  V ocê que briga por política, e não conversa mais com o seu vizinho. NÃO FAÇA ISSO! Estamos em um processo eleitoral e precisamos é brigar por ideias, construir projetos, e não ficar falando que um é melhor que o outro. Na minha visão, o que eu vejo, nessa política. È a mesma política de quando eu era pequeno. Um grupo contra o outro grupo. Tipo torcida de futebol. Só que não entendemos, que a torcida briga, mata. Os políticos, como os jogadores se cumprimentam no final dos jogos, e troca em algumas ocasiões a camisa. Eles ganham milhões enquanto nós, trabalhamos muito, e ganhamos pouco. Você que torce para o seu candidato, não fique doente. Ontem o Bolsonaro apoiava o Lula, e hoje eles estão em conflitos. Ontem o Alkmin era contra o Lula, e hoje? Bem ! Você que me escuta. Hoje sou contra, mais amanha posso fazer parte do seu time. O mercado e o tempo muda. Precisamos torcer, mais não odiar, ir para o campo de ideias e sair no final de tudo, vitoriosos por fazer