Pular para o conteúdo principal

Minha historia...

 Parte I 

Quero falar com você, estou muito triste, porque hoje tenho muitas discussões  com a minha mãe. Talvez não saiba que hoje completa 27 anos da separação com meu pai. Por isso que  essa data 01 de Janeiro não gosto, e não gosto mesmo...Não chame para sair ou para comemorar o ano novo.  

Na época meu pai trabalhava viajando e neste dia com muitas dificuldades no transito fez ele pedir para minha mãe dormir em sua casa, na época minha mãe não aceitava, mas fez uma exceção.

Por impulso carnal a madrugada foi pequena... Foi aí que começou a minha historia, nasci com oito meses.

O meu pai que estava de viagem, recebeu uma carta de um amigo que estava escrita pela minha mãe no interior de Pernambuco. Depois desta noticia esse homem nunca mais falou mais nada com ninguém, só ficou sabendo que minha mãe me esperava e  estava gravida de  7 meses...

Acho que foi pelo o nervosismo da minha mãe que resolvi nascer mais cedo, minha mãe caiu no pranto, odiou está gravida... Mudou por completo a sua maneira de viver, até a sua feição nas fotos ficaram diferente, sempre abatida.

Depois que nasci, fiquei morando com o meu avô e minha avó... Eles tinham um sitio não tão grande no interior do Estado do Amapá na cidade de Aporema, eles insistiram que eu pudesse ficar. Essa atitude fez minha vida ter grande importância... Aprendi a plantar, matar bichos e cozinhar.

Aos 4 anos de idade minha mãe fez de tudo que eu pudesse viajar  para Aparecida de Goiânia em Goiás, lembro muito bem que chorei tanto que meus avôs não aceitou, percebendo a condição financeiramente de sua filha, a minha vó logo dize: “Filha acalma-se vai para Goiás e trabalhe, quando tiver melhor, volte e busque sua filha Cristina, ela sentirá sua falta”. 

Izabel minha mãe comprou a passagem e logo foi para Goiás, agora com os olhos sem um horizonte e expectativa, estava sem mãe e sem pai, mais tinha o carinho dos meus avôs maternos.  

Meu avô era muito religioso, não aceitava eu vestir um short, minissaia, passei a minha infância sem brincar com outras meninas, sempre tinha que está de calça ou vestido abaixo do joelho, aquilo ali me fazia ficar presa, angustiada. Mas sempre desafiava o seu autoritarismo... Não sei se era correto mais na minha cabeça tinha que pelo menos em casa ficar livre para usar roupa que eu quisesse, minha vó não falava nada, sempre calada no canto e fazendo os serviços domésticos... Meu vô era um homem muito sistemático.

Bem fui estudante quando nova e na escola do interior como vocês já sabem muitas vezes falta muitos professores, e quando conheci Carlos que também estudava na mesma sala, comecei a mudar o meu comportamento.

Carlos era o filho do Senhor Oswaldo da Cunha, proprietário de algumas terras da região, e que era muito mal falado tinha um apelido de terror, era porque quem entrasse em suas terras muitas balas rolava. Só teve Carlos e Margarida, mas Carlos já adolescente não se preocupava com nada, muito mimado se ele falasse algo em sua casa sobre respeito de maus tratos de algum professor da escola, logo o pai estava na porta para tirar satisfações. Ninguém falava nada com o menino.

O que eu gostava dele era o estilo aventureiro, gostava de ir para o rio e muitas vezes faltava aula, tinha 13 anos quando comecei namorar Carlos, sempre queria está perto dele, me sentia protegida, ele tinha a mesma idade,  gostava dele, a sua boca de lábios largos me deixava apaixonada.

Quando começamos a namorar escondido passávamos a beijar meio período do dia, não cansávamos, tudo acontecia na beira do rio. Esquecíamo-nos de ir para escola. Carlos safadinho queria já tirar minha virgindade que também seria a dele. Eu sempre dizia que não poderia naquele momento, teríamos que casar, ele sempre ficava nervoso por isso e saia emburrado.

Então falei “Se você quer viver comigo, tem que ir ao meu avô pedir em namoro” Carlos prometeu que depois que voltasse de viaje com seu pai iria.

Era final do ano e semestre da escola, Carlos conseguiu ser aprovado na escola e eu fui reprovada por faltas. Quando meu avô ficou sabendo ele não entendeu porque sempre estava de pé às 5hs da madrugada, tinha uma energia enorme para ir...

Nunca tinha visto o meu vô nervoso, fiquei com medo e ele cego de raiva, pegou o chicote e me bateu uns 30 minutos sem interrupções, que minha vó teve que entrar na frente para defender, já estava sem força, apanhei tanto que precisei ficar 3 dias quieta em casa para recuperar, mas minha cabeça estava só pensando no Carlos e a imagem embasada da minha mãe que não comunicava já a anos.

Foi no fim de uma tarde calorenta, depois de 7 dias deste ocorrido e mais calmo que chegou uma amiga da minha avó, estava voltando de viagem, e na sua mão uma carta que vinha  de Aparecida de Goiânia com a remetente Izabel minha mãe que  escrevia lembranças e que de imediato era para fazer as minhas malas e partir para Goiás.

Continua na próxima sexta feira ... 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da arte

  Hoje venho mostrar a importância da arte que foi para minha vida. Comecei fazer desenho e pintura para depois trabalhar com teatro de formas animadas. O que percebi. Que a arte independente de raça e etnia é muito bom para a vida, liberta. É uma forma de fazer política, com a imaginação.  A arte me proporcionou ver o mundo de outra forma, encontrar com pessoas e viajar pelo mundo. Hoje devo muito a arte. Fez eu ser mais politizado. A arte me fez ver a verdade e lutar por ela.  A arte fez eu encontrar pessoas que só via na TV e quando encontrei, percebi que são pessoas como eu e você.  Viva a arte e as pessoas que gostam de viver com mais leveza e com amor...  #arte #liberdade #aparecidadegoiania #cadernodomarcosmarrom #goias

QUERO PLANTAR E COMER

  Sempre na internet surge uma nova  onda de publicação, e essa achei muito legal, o tema são as curiosidades. Resolvi  fazer a minha diferente. Porque este texto aqui, também vai para o meu blog. cadernodomarcosmarrom.blogspot.com vai lá e conferi. (se já está aqui, divulgue para nós)  Enfim, quero falar uma curiosidade  da minha vida. Sou um menino urbano e  não nasci na roça , mais minha família veio da roça, e isso me faz uma pessoa de sorte.  Por isso que posso falar, "minha família é roceira". Com essa herança  cultural, vi meu Avô plantando, me presenteando com cana e mandioca. Ele morava em Tocantins, depois precisou vim para Goiás onde reconstruiu a sua vida.  Chegou em Aparecida de Goiânia e foi morar no Bairro Garavelo. Ele não tinha terra para plantar. Mais o lote vizinho tinha muito mato, e o dono sem muito cuidado e sem condição de construir uma casa , deixou o meu avô plantar.   Ele Junto com a enxada, era um show a parte.  Fazia do lote sujo, um lugar prosper

Você que briga por politica

  V ocê que briga por política, e não conversa mais com o seu vizinho. NÃO FAÇA ISSO! Estamos em um processo eleitoral e precisamos é brigar por ideias, construir projetos, e não ficar falando que um é melhor que o outro. Na minha visão, o que eu vejo, nessa política. È a mesma política de quando eu era pequeno. Um grupo contra o outro grupo. Tipo torcida de futebol. Só que não entendemos, que a torcida briga, mata. Os políticos, como os jogadores se cumprimentam no final dos jogos, e troca em algumas ocasiões a camisa. Eles ganham milhões enquanto nós, trabalhamos muito, e ganhamos pouco. Você que torce para o seu candidato, não fique doente. Ontem o Bolsonaro apoiava o Lula, e hoje eles estão em conflitos. Ontem o Alkmin era contra o Lula, e hoje? Bem ! Você que me escuta. Hoje sou contra, mais amanha posso fazer parte do seu time. O mercado e o tempo muda. Precisamos torcer, mais não odiar, ir para o campo de ideias e sair no final de tudo, vitoriosos por fazer