Pular para o conteúdo principal

SENHORA LOURDES




Senhora Lourdes 
Neste meu caderno, sempre gosto de escrever, sei lá! Algo que aconteceu comigo. Leitores e leitoras, a maioria desses textos são inventados, e são poucas pessoas que vão ter o acesso, então não preocupo o que escrevo. Creio que preciso melhorar. Repito muito as palavras.  
A maioria das historias aqui são ficção. Você que me acompanha não se sente desiludido com esta revelação. Se não sentiu... vamos continuar...

Percebi que depois de alguns anos, registrar alguns acontecidos, faz eu rir e viver mais o presente, ter atenção e saber escutar,tornou um  exercício  de toda semana, e publicar um texto aqui, já virou um lazer.  

Porque quem já me conhece, vai me entender melhor que sou apenas um ficcionista, querendo que os textos se ilumine, e que esta mentira, você possa acreditar.

Um escritor fracassado que ainda  nem sequer conseguiu escrever um livro de romance, e nem sequer uma namorada que possa acreditar na causa.  É um desespero constante, de um sonho que não realiza.  

Resumindo, vou terminar a minha vida aqui, entre essas folhas e os meus pensamentos.   
...
A personagem Lurdes ou senhora Lourdes conheci á pouco tempo, veio do Piauí, atravessando rios e montanhas para se juntar com a Cangaceira Maria Bonita, e juntas, montar o primeiro movimento feminino no Nordeste. Talvez vocês não leram nenhum registro sobre está mulher, talvez seja o primeiro.

As historias são contadas e os personagens secundários tem um menor valor.  Então os lideres se destacam e constroem uma legião de seguidores.   Pesquisando por mais de 10 anos, descobrir este registro na biblioteca Leia Mais.

A juventude dessa mulher foi a persistência de sempre viver com alegria.

Viajando no sertão, Lourdes conheceu o Cangaceiro Pernambuco, assim mais conhecido, bicho arretado de  falas pausadas e de estopim curto. Era o braço esquerdo de Lampião.  Outro personagem que muitos não conhecem.

Como Pernambuco e Lourdes se conheceram? Algumas fotos mostram só o casamento e não tem mais  registros que foram encontrados. Conseguir uma entrevista com a mãe de Lourdes que ainda viva falou.  

“Estavam em uma festa de São João, minha filha tinha muitas amigas, naquela época, eu estava ali comendo pipoca e em um momento eu a vi se retirando, como uma mãe cuidadosa fiquei só de olho. Ali estava este homem. Com algumas mulheres. Mas ao ver Lourdes, deixou todas no balcão e pegou pelo braço da minha filha perguntando o nome. Depois deste acontecido, este homem  não deu mais sossego para minha filha e se apaixonaram”.
Pernambuco falou logo, antes que acabe esta paixão, vamos casar?
Mais precisava fugir do bando porque não era aceitável, então resolveram fugir de madrugada.

Lourdes no primeiro momento não acreditou do que ele falava, sentia medo se o bando o encontrasse.  
Mas estavam dispostos a encarar e fazer uma historia de amor e de vida.

Saíram em silêncio, o irmão de Lourdes o único sabendo, não acreditou que eles iriam fazer isso.

Pegaram os cavalos e partiram. Lampião ficou muito nervoso, sabendo da noticia. No outro dia, foram atrás do casal. Passaram três meses de busca. Mas enfim desistiram.

Sr. Pernambuco e Lourdes.  Ficaram  anos sem ninguém ter noticias.
Muitos falaram que eles tinham ido para o Rio de Janeiro, outros para São Paulo.

Mas foram descoberto na cidade de Aparecida de Goiânia, estado de Goiás.
Depois que seus netos postaram uma foto nas redes sociais.

Um neto recém  terminado do seu casamento não conhece a sua historia. A sua neta que sempre busca uma paixão cega, termina com seu namorado quando a lua estava no zodíaco Leão onde a lua só tinha 10% de visibilidade e talvez foi isso que a paixão pediu licença para a razão.   

Pernambuco teve outros filhos, com outras mulheres. Lourdes teve alguns filhos, Socorro, José, Nerrinha, Deusa, Gislaine, Francisco e não tivemos mais nomes de outros filhos.

Lourdes muito contente gostava de frequentar a igreja nos dias de domingo. Quando caminhava pela sua vizinhança, tinha muitos que a conheciam. A sua casa era festa dos domingos. Hora do almoço tinha filhos, netos, bisnetos e ela negra sempre gentil oferecia café quem chegava em sua casa. A sua filha mais nova Maria de Socorro ajudava a mãe para cuidar de uma filha especial. No quintal ela plantou várias plantas e seu lazer era acordar cedo e molha-la.

Como dizia o repentista, ela nos deixou, indo com a morte. E a sua ida vai fazer muita falta para o mundo e para  a sua família. Seus filhos e netos, hoje vão para praia, sentir o sol e ver o horizonte,  pensando encontra-la no mar.

No dia 23 de junho de 2019 uma amiga se foi, deixo este texto para Dona Maria  de Lourdes Ferreira. Merecia muito mais. Mas quando encontrarmos outra vez, prometo terminar.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da arte

  Hoje venho mostrar a importância da arte que foi para minha vida. Comecei fazer desenho e pintura para depois trabalhar com teatro de formas animadas. O que percebi. Que a arte independente de raça e etnia é muito bom para a vida, liberta. É uma forma de fazer política, com a imaginação.  A arte me proporcionou ver o mundo de outra forma, encontrar com pessoas e viajar pelo mundo. Hoje devo muito a arte. Fez eu ser mais politizado. A arte me fez ver a verdade e lutar por ela.  A arte fez eu encontrar pessoas que só via na TV e quando encontrei, percebi que são pessoas como eu e você.  Viva a arte e as pessoas que gostam de viver com mais leveza e com amor...  #arte #liberdade #aparecidadegoiania #cadernodomarcosmarrom #goias

QUERO PLANTAR E COMER

  Sempre na internet surge uma nova  onda de publicação, e essa achei muito legal, o tema são as curiosidades. Resolvi  fazer a minha diferente. Porque este texto aqui, também vai para o meu blog. cadernodomarcosmarrom.blogspot.com vai lá e conferi. (se já está aqui, divulgue para nós)  Enfim, quero falar uma curiosidade  da minha vida. Sou um menino urbano e  não nasci na roça , mais minha família veio da roça, e isso me faz uma pessoa de sorte.  Por isso que posso falar, "minha família é roceira". Com essa herança  cultural, vi meu Avô plantando, me presenteando com cana e mandioca. Ele morava em Tocantins, depois precisou vim para Goiás onde reconstruiu a sua vida.  Chegou em Aparecida de Goiânia e foi morar no Bairro Garavelo. Ele não tinha terra para plantar. Mais o lote vizinho tinha muito mato, e o dono sem muito cuidado e sem condição de construir uma casa , deixou o meu avô plantar.   Ele Junto com a enxada, era um show a parte.  Fazia do lote sujo, um lugar prosper

Você que briga por politica

  V ocê que briga por política, e não conversa mais com o seu vizinho. NÃO FAÇA ISSO! Estamos em um processo eleitoral e precisamos é brigar por ideias, construir projetos, e não ficar falando que um é melhor que o outro. Na minha visão, o que eu vejo, nessa política. È a mesma política de quando eu era pequeno. Um grupo contra o outro grupo. Tipo torcida de futebol. Só que não entendemos, que a torcida briga, mata. Os políticos, como os jogadores se cumprimentam no final dos jogos, e troca em algumas ocasiões a camisa. Eles ganham milhões enquanto nós, trabalhamos muito, e ganhamos pouco. Você que torce para o seu candidato, não fique doente. Ontem o Bolsonaro apoiava o Lula, e hoje eles estão em conflitos. Ontem o Alkmin era contra o Lula, e hoje? Bem ! Você que me escuta. Hoje sou contra, mais amanha posso fazer parte do seu time. O mercado e o tempo muda. Precisamos torcer, mais não odiar, ir para o campo de ideias e sair no final de tudo, vitoriosos por fazer