Pular para o conteúdo principal

DEPOIS DE UM ANO... A VIDA CONTINUA...

Esse comentário abaixo escrevi em junho de 2016, o País estava em revolta politica e nos gritos. Pela primeira vez as olimpíadas seriam realizado aqui no Brasil. Fazendo um ano, deixo  publicado no meu caderno. Tem vez que demoramos muito para publicar, tirar do rascunho, é uma questão filosófica... Mas espero que consiga ver, o que pensei nesta época. Quem sabe os meus pensamentos e as historias possam ter modificado para melhor, claro né... Diz que o tempo é a cura.  
A olimpíada foi para outro continente, meu espetáculo continua circulando no Brasil, o espetáculo Aurora no próximo mês apresenta no Sesc Centro e Eu continuo sem dinheiro, mas a vida é assim ... 

A tocha passou em Goiânia e só fiquei sabendo do seu trajeto, que mostro no mapa abaixo. 
Preocupado de não  atrasar nas vias que a tocha percorria. - Baixei até um aplicativo no meu celular que um amigo  sugeriu. Estive observando na semana que a TV Anhanguera, também  usa no seu programa matinal, avisando os motoristas e pedestres sobre as situações do trânsito.  

Esse aplicativo que se chama  "Waze", tem muitas funções. Uma delas é mostrar em via satélite, vias bloqueadas, buracos nas ruas e etc, etc
Mas o que preocupava neste mês era a estreia do espetáculo AURORA da Cia. Pés de Lata. E o meu espetáculo que acontecia no mesmo dia e no mesmo horário. Às 20hs. Um no IFG e o outro no espaço da UFG.  

Talvez nem a metade de Goiânia ficou sabendo desses trabalhos. Mas a tocha creio que a maioria sabia, e principalmente do seu trajeto e a suas paradas de apresentações.
Não tivemos noticias de atletas goianos, que pudesse ter orgulho da cidade, nesta época.  

Nas imagens televisivas e do rádio. Só ouvimos falar de cantor sertanejo com a honra de levar a chama e os jornalistas de uma empresa. Trocamos de mãos e conduzimos as chamas  para algumas pessoas, que apagaram o brilho do esporte. Ainda na miserável cidade cultural, fomos pegos de surpresas e fomos queimados pela própria realidade.  

Uma cidade que ainda cheira esterco, gado, violência. Temos mais de dez anos de promessas de  uma Vila Olímpica que ainda não foi inaugurada. Próximo ao Ginásio Rio Vermelho,  na Avenida Paranaíba. O lugar está  situado no centro de Goiânia. Este espaço que os atletas  tinham grandes expectativas, não passou de historia fictícia.  Então, meus caros amigos.  O projeto fracassou. Quem sabe, se nas  próximas olimpíadas,  já esteja inaugurado, para os atletas goianos treinarem, e fazerem parte desta grande festa, do esporte internacional.  

Leitores deste Caderno. Essa cidade que já passou por vários acidentes e que recebem pessoas de vários lugares do mundo. Ainda alguns atletas se destacam. Exemplos: nadador Carlos Jayme, que ganhou bronze em Sidney 2000 e o jogador de vôlei Dante Amaral, que tem um ouro em Atenas 2004, prata em Pequim 2008 e prata em 2012 em Londres.
O mapa é esse,que você acaba de ver. Um trajeto longo, onde se centralizaram bairros de classe média, alta e lugares turísticos.  Muitos revoltaram e muitos perguntaram. Por que não gastou o dinheiro na saúde e na educação? Resmungando muitas pessoas ficaram. Não gostaram das olimpíadas.  Que sugere outras perguntas. Das olimpíadas ou da forma que foi gastado? 
Mas esta cidade foi a  privilegiada. Mal ou bem, não nego, gostei de ter passado aqui. 
Só a historia falara se isto foi produtivo ou não.  
Então até a próxima chama... Olímpica 
Lembrança de 2016 junho. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da arte

  Hoje venho mostrar a importância da arte que foi para minha vida. Comecei fazer desenho e pintura para depois trabalhar com teatro de formas animadas. O que percebi. Que a arte independente de raça e etnia é muito bom para a vida, liberta. É uma forma de fazer política, com a imaginação.  A arte me proporcionou ver o mundo de outra forma, encontrar com pessoas e viajar pelo mundo. Hoje devo muito a arte. Fez eu ser mais politizado. A arte me fez ver a verdade e lutar por ela.  A arte fez eu encontrar pessoas que só via na TV e quando encontrei, percebi que são pessoas como eu e você.  Viva a arte e as pessoas que gostam de viver com mais leveza e com amor...  #arte #liberdade #aparecidadegoiania #cadernodomarcosmarrom #goias

QUERO PLANTAR E COMER

  Sempre na internet surge uma nova  onda de publicação, e essa achei muito legal, o tema são as curiosidades. Resolvi  fazer a minha diferente. Porque este texto aqui, também vai para o meu blog. cadernodomarcosmarrom.blogspot.com vai lá e conferi. (se já está aqui, divulgue para nós)  Enfim, quero falar uma curiosidade  da minha vida. Sou um menino urbano e  não nasci na roça , mais minha família veio da roça, e isso me faz uma pessoa de sorte.  Por isso que posso falar, "minha família é roceira". Com essa herança  cultural, vi meu Avô plantando, me presenteando com cana e mandioca. Ele morava em Tocantins, depois precisou vim para Goiás onde reconstruiu a sua vida.  Chegou em Aparecida de Goiânia e foi morar no Bairro Garavelo. Ele não tinha terra para plantar. Mais o lote vizinho tinha muito mato, e o dono sem muito cuidado e sem condição de construir uma casa , deixou o meu avô plantar.   Ele Junto com a enxada, era um show a parte.  Fazia do lote sujo, um lugar prosper

Você que briga por politica

  V ocê que briga por política, e não conversa mais com o seu vizinho. NÃO FAÇA ISSO! Estamos em um processo eleitoral e precisamos é brigar por ideias, construir projetos, e não ficar falando que um é melhor que o outro. Na minha visão, o que eu vejo, nessa política. È a mesma política de quando eu era pequeno. Um grupo contra o outro grupo. Tipo torcida de futebol. Só que não entendemos, que a torcida briga, mata. Os políticos, como os jogadores se cumprimentam no final dos jogos, e troca em algumas ocasiões a camisa. Eles ganham milhões enquanto nós, trabalhamos muito, e ganhamos pouco. Você que torce para o seu candidato, não fique doente. Ontem o Bolsonaro apoiava o Lula, e hoje eles estão em conflitos. Ontem o Alkmin era contra o Lula, e hoje? Bem ! Você que me escuta. Hoje sou contra, mais amanha posso fazer parte do seu time. O mercado e o tempo muda. Precisamos torcer, mais não odiar, ir para o campo de ideias e sair no final de tudo, vitoriosos por fazer